Gemologia
A vaidade humana foi o que impulsionou a Gemologia, uma ciência milenar, que ganhou suas primeiras formas, desde que o homem pré histórico decidiu utilizar diversos objetos tais como conchas, ossos e dentes de outros animais, dentre outros materiais para se adornar. A partir daí tal ciência evoluiu junto às eras e as idades (Pedra lascada, Pedra polida, dos metais) humanas, chegando a um patamar multidisciplinar em nossa idade contemporânea.
Desde a antiguidade houve tentativas de descrever materiais gemológicos bem como a sistemática terrestre envolvida na formação de parte desses, por exemplo, as publicações de Georgius Agricola, “De Re Metallica” e “De Natura Fossilium” em aproximadamente 1546 que já abordavam temas tais como o estudo sistemático da terra, as rochas, minerais e fósseis. Não é para tanto que Agricola contribuiu circunstancialmente para várias áreas do conhecimento tais como a mineração, metalurgia, mineralogia, geologia estrutural e paleontologia.
Como ele, vários outros estudiosos se enveredaram pelo caminho dessa ciência, tal como José Bonifácio de Andrada e Silva, naturalista precursor da mineralogia no Brasil, a um mineral do grupo das granadas foi dado o nome de Andradita em sua homenagem. Na atualidade a Gemologia se configura como uma ciência em expansão e evolução, que recebe cada vez mais novos materiais e preserva a anos seus representantes mais fiéis tais como diamantes, coríndos, berilos, dentre outros.
Para tanto é preciso reconhecer uma definição para tal ciência em vista de sua magnitude. No dicionário de Mineralogia e Gemologia de Pércio de Moraes Branco Gemologia é definida como - “Ciência que estuda a identificação e a classificação das substâncias gemológicas.” – e gemólogo como “Pessoa que se dedica ao estudo da natureza, classificação, propriedades, obtenção, tratamento e uso das gemas e rochas ornamentais, bem como seus substitutos e imitações”.
A Gemologia é ainda dividida em descritiva, determinativa e ética, cada qual destinada a estudar os diversos ramos dessa ciência e o profissional gemólogo precisa compreender e aplicar todos eles se mantendo conectado à evolução constante de seu objeto de estudo.
Esse web site é dedicado a expor os conhecimentos a respeito dessa ciência fantástica bem como curiosidades e trabalhos desenvolvidos por profissionais e estudantes do ramo.
Hanna C. Bizi